Pessoas são frutos de dois meios fundamentais:
O meio natural ou o espaço da natureza onde ela vive
e mais intimamente do seu espaço cultural ou
cultivado por aqueles que já vivem no local onde ela nasceu.
Assim fica fácil:
A cidade e o campo.
A cidade com toda sua complexa existência consumista e sedutora
instiga a um tipo de comportamento
e o campo em igualdade
com sua complexa existência fornecedora instiga outro tipo
de comportamento.
Do alcance e da interação
do homem ( na sua infância em especial )
com estas duas forças antagônicas
surge o carater fortalecido e a personalidade.
Se privado de qualquer uma delas:
(confinamento urbano ou confinamento rural
é privação da cultura do seu grupo)
e é um parâmetro de limitação para o desenvolvimento do ser humano
na comunicação, na interação e na realização de sua própria existência,
sendo assim, define também a limitação do grupo
ao qual pertence.
Nas grandes cidades e também nos campos... a luta pela sobrevivência
desnorteia os pais de sua função básica de educação e bem estar
A educação doméstica muitas vezes se limita a
Uns "petelecos nas zoreias"
para que a criança "sossegue sua grande energia" e fique sentada
e quieta enquanto seus pais descansam das tarefas diárias
de sobrevivência e ganha pão.
Fica ao encargo das escolas públicas, a educação quase completa das crianças
mais pobres ( que são a maioria)
As famílias desmonetarizadas tem pouco acesso às viagens
uma vez que lazer e turismo é um bem caro para a maioria dos brasileiros.
Pois muito bem
Quem quer o desenvolvimento sustentável tem que pensar
na educação sustentável também, no homem sustentável,
e na comunidade sustentável...
comecemos na infância, na formação básica do cidadão
que está ao encargo das autoridades...
que é a educação publica...
A matéria de Turismo pode ser incluída no currículo
da educação pública...já nos primeiros anos escolares,
como um grande diferencial
na formação do caráter e na personalidade do "Cidadão sustentável"
O deslocamento das crianças para as grandes áreas verdes da cidade,
nos primeiros anos escolares, enriquecerá em muito
a educação na noção e conhecimento da geografia, da história, da comunicação,
do meio ambiente, do urbanismo...e ampliará e melhorará com foco especial
a relação aluno e professor ... aluno e aluno, aluno e pais, aluno e comunidade.
São perfeitamente viáveis as visitas aos Orgãos Públicos onde atuam as autoridades... que atuam sobre o ambiente onde elas vivem
Aos museus de arte e tudo que possa estar ao alcance
da vista das crianças e sua apreciação
que mesmo que não possam compreender o significado de tais coisas
podem apreendê-las como um bem recebido
da sua comunidade educadora.
Posteriormente as viagens podem ir sendo alargadas
para outras regiões importantes do Estado
como centros de produção rural,
de criação de comercialização em fim, a escola tem muito a oferecer,
como patamar educadora, a criança educada hoje,
É um grande bem da nação, hoje mesmo.
Que a matéria Turismo passe a integrar a escola pública,
com um pequeno empenho da vontade das autoridades,
se produzirá um grande bem, para toda a comunidade paranaense,
mas muito especialmente um grande bem de felicidade
e de esperança para todas as nossas crianças,
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